Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Política
Timor-Leste

Xanana puxa o tapete a membros do seu Executivo

O Primeiro Ministro Xanana Gusmão apresentou no Parlamento Nacional um pedido de suspensão da imunidade relativo ao Vice-PM José Luís Guterres e ao Ministro dos Negócios Estrangeiros Zacarias da Costa, devido a um caso de alegado abuso de poder por parte dos membros do executivo.

O caso remonta a 2006, altura em que José Luís Guterres, então Embaixador nos EUA, terá alegadamente abusado da sua posição para garantir à sua esposa, Ana Maria Guterres, uma colocação naquela representação diplomática. Segundo a acusação do Ministério Público timorense, esta situação de abuso de poder terá sido consumada em 2009, quando Zacarias da Costa, actual Ministro dos Negócios Estrangeiros, autorizou o pagamento dos honorários à esposa de Guterres.

Quer José Luís Guterres, quer Zacarias da Costa encontram-se ainda em Nova Iorque com o Presidente Ramos Horta, onde participaram na Assembleia Geral da ONU.

O pedido de suspensão apresentado por Xanana Gusmão está datado de 15 de Setembro, tendo sido rodeado de um secretismo pouco habitual na política timorense. Segundo o Timor Digital conseguiu apurar, nem José Luís Guterres, nem Zacarias da Costa tiveram conhecimento da iniciativa do Primeiro-Ministro. O pedido de suspensão de imunidade agora apresentado poderá levar a que ambos os titulares sejam suspensos de funções até ao final do julgamento, situação que, na prática, os exclui do actual executivo, já que as próximas legislativas serão já em 2011.

Este novo caso surge duas semanas após a demissão do ex-Vice Primeiro Ministro Mário Carrascalão, devido a alegadas incompatibilidades com Xanana Gusmão. Os partidos de oposição timorense já classificaram este novo caso envolvendo a actuação de Xanana como uma “ameaça à estabilidade governativa” do executivo.

Em Março de 2010, Zacarias da Costa, Ministro dos Negócios Estrangeiros e líder do PSD, um dos partidos que compõem a Aliança de Maioria Parlamentar, ameaçou abandonar as suas funções depois de publicamente desautorizado pelo Primeiro Ministro. Já em Setembro deste ano, Xanana Gusmão, em congresso do CNRT, partido de que é líder, defendeu publicamente a sua indisponibilidade para governar em nova coligação após as legislativas de 2011.

(c) PNN Portuguese News Network

2010-09-27 19:44:22

MAIS ARTIGOS...
  Ban Ki-moon inicia visita a Timor-Leste
  Timor-Leste: Gusmão quer libertar as pessoas da pobreza
  Timor-Leste: Membros do novo Governo serão anunciados na quarta-feira
  Timor-Leste: Lúcia Lobato está à espera da decisão do Tribunal de Recurso
  Timor-Leste: Taur Matan Ruak agradece aos membros do Governo e Parlamento
  Timor-Leste: FRETILIN pondera um papel no novo Governo
  Coligação de três partidos irá formar o Governo de Timor-Leste
  Timor-Leste: CNRT, PD e Frenti-Mudança querem formar Governo de coligação
  Timor-Leste: Residentes movidos de Eis Brimop esperam por novas moradas
  Timor-Leste: CNRT vence Eleições Parlamentares
  Timor-Leste: 720 mil boletins de voto distribuídos
  Timor-Leste: Lúcia Lobato condenada a cinco anos de prisão
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais