Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Media
Disponível no final de Janeiro

OIT e CPLP lançam documentário sobre Trabalho Infantil nos PALOP

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai lançar um documentário sobre trabalho infantil nos PALOP, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No seguimento da «Conferência Regional Tripartida sobre Trabalho Infantil: preparação para a Conferência Global de 2013», que decorreu entre 3 e 7 de Dezembro, em São Tomé e Príncipe, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) acordaram produzir, em conjunto, um documentário que pretende difundir as questões mais problemáticas do trabalho infantil nos PALOP e que aborda, também, os esforços que têm sido realizados pela OIT, pela CPLP, pelos Governos e parceiros sociais para erradicar este problema.

O referido documentário tem a duração de cerca de 30 minutos e estará disponível no final de Janeiro, para ser transmitido em todos os PALOP com o apoio das televisões nacionais e locais de forma a potenciar a sensibilização dos públicos para esta temática tão atual.

O documentário apresenta os cenários e contextos históricos do trabalho infantil nos PALOP, como este se materializa e a situação atual do trabalho infantil em cada um destes países, incluindo as condições em que vivem as crianças vítimas do trabalho infantil.

A produção vai também abordar as leis e políticas nacionais que estão a ser implementadas, os planos de acção em desenvolvimento em cada país de acordo com as boas práticas e bons exemplos internacionais, bem como o papel determinante das instituições, organizações e sociedade civil no desenvolvimento do caminho para a erradicação do trabalho infantil.

Enquanto os números do Relatório Global da OIT sobre o Trabalho Infantil (2010) permanecem significativamente elevados, é importante notar que no período entre 2004 e 2008 houve uma redução geral no número de crianças trabalhadoras no mundo em cerca de 30%.

Segundo o Relatório, a África Subsaariana é a única região do mundo em que se registou um aumento do número de crianças economicamente ativas.

África apresentou a maior incidência de trabalho infantil tanto em 2004 como em 2008. Apesar dos dados e estatísticas sobre os cinco países africanos de expressão oficial Portuguesa não serem tão fiáveis e regulares como noutros países da África Subsaariana, há dados suficientes sobre educação e desenvolvimento económico para indicar que os PALOP têm altas taxas de pobreza nas áreas urbanas e rurais, semelhantes ao resto da África Subsaariana, com implicação imediata no trabalho infantil.

Embora apresentem uma situação económica, social e política muito diferente entre si, os PALOP partilham várias formas de trabalho infantil (PFTI), incluindo o tráfico, o trabalho doméstico, a exploração sexual comercial, mineração artesanal, urbano, e trabalho perigoso na agricultura.

Este documentário faz parte de um conjunto de iniciativas que estão a ser desenvolvidas pela Organização Internacional do Trabalho de forma a sensibilizar os Governos, instituições e opinião pública para o flagelo do trabalho infantil e a atingir as metas definidas para 2016.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-01-21 16:06:00

MAIS ARTIGOS...
  Morreu Gabriel García Márquez, aos 87 anos
  Repórteres Sem Fronteiras publica relatório «Inimigos da Internet»
  Tito Paris e Paulo Gonzo estão confirmados para os Cabo Verde Music Awards
  RSF apresenta «Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2014»
  Rede social «Facebook» comemora dez anos
  Filme sobre Mandela estreia esta quinta-feira
  U2 lançam novo videoclipe através do Facebook
  EUA: Mia Couto vence prémio de literatura «Neustadt»
  Encontro de Escritores de Língua Portuguesa decorre no Brasil
  Exposição «Artistas dos Países Lusófonos» no Casino Estoril
  José Eduardo Agualusa vence Prémio Literário Fernando Namora
  Festival de cinema «Africa in Motion 2013» arranca esta quinta-feira na Escócia
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais