Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Media
Processo legal do acidente de viação em Oe-Cusse

Timor-Leste: Jornalistas condenados a pagar multa por «declarações caluniosas»

Díli – O Tribunal Distrital de Díli decidiu não atribuir pena de prisão a dois jornalistas, do «Independente», Raimundo Oki, e do «Suara Timor Lorosae», Oscar Salsinha, mas exigiu o pagamento de uma multa pela publicação de notícias relativas aos problemas da justiça no processo do acidente de viação, no distrito de Oe-Cusse, em 2011.

O juiz deliberou, esta quarta-feira, 13 de Março, no Tribunal Distrital, que cada um dos jornalistas terá que pagar uma coima no valor de 150 dólares, pelos artigos que foram publicados.

A notícia da autoria de Raimundo Oki e publicada pelo «Independente», falava sobre um acidente de viação que originou três mortes, incluindo uma criança de nove anos de idade.

O filho de uma vítima, Mateus Sufa, disse aos dois jornalistas que o processo legal foi muito lento, tendo também informado que o condutor culpado fugiu ilegalmente para a Indonésia.

Não haverá provas suficientes, nos artigos publicados, que acusem Jacinto Babo Soares, então Procurador de Oe-Cusse, de ter recebido um suborno, sendo que a notícia apenas indica que a fonte suspeitou de que algo correu mal no processo legal.

Antes da publicação, Raimundo Oki questionou Jacinto Babo Soares, via telefone, para que desse explicações sobre o processo, nomeadamente acerca do condutor que teria fugido para a Indonésia e sobre a possibilidade de se recorrer à polícia internacional para deter o responsável.

Jacinto Babo Soares terá respondido de forma grosseira, dizendo que sabia mais acerca do trabalho da polícia internacional e que, por isso, o jornalista não deveria ensiná-lo a agir, e rejeitou ceder explicações a Raimundo Oki.

O secretário de Estado da Segurança, Francisco Guterres, disse, na notícia publicada, que recebeu um relatório que indicava a fuga do condutor e que qualquer acção teria que ser tomada apenas depois da ordem do Procurador.

O gabinete da Procuradoria em Díli levou os dois jornalistas, Raimundo Oki e Oscar Salsinha, bem como a fonte, Mateus Sufa, à justiça, por considerar que as publicações contêm informação falsa.

Na primeira audiência em tribunal, a 28 de Fevereiro, Jacinto Babo Soares disse que não pôde fornecer explicações claras ao jornalista do «Independente» por não estar satisfeito com as declarações do jornal «Suara Timor Lorosae», que o teria acusado de ter recebido um suborno.

O juiz do Tribunal do distrito de Díli, Antonio Helder, declarou, pelas 15 horas desta quarta-feira, que os dois jornalistas não irão cumprir pena de prisão, tendo apenas que pagar uma multa de 150 dólares.

Relativamente à fonte da informação, Mateus Sufa, foi-lhe atribuído pena suspensa, termo de identidade e residência e uma coima também no valor de 150 dólares.

Raimundo Oki mostrou-se satisfeito com a decisão do Tribunal distrital, por não ter, juntamente com os outros suspeitos, que cumprir pena de prisão, dizendo que nunca sentirá medo de defender a liberdade de expressão em Timor-Leste.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-03-14 16:52:50

MAIS ARTIGOS...
  Morreu Gabriel García Márquez, aos 87 anos
  Repórteres Sem Fronteiras publica relatório «Inimigos da Internet»
  Tito Paris e Paulo Gonzo estão confirmados para os Cabo Verde Music Awards
  RSF apresenta «Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2014»
  Rede social «Facebook» comemora dez anos
  Filme sobre Mandela estreia esta quinta-feira
  U2 lançam novo videoclipe através do Facebook
  EUA: Mia Couto vence prémio de literatura «Neustadt»
  Encontro de Escritores de Língua Portuguesa decorre no Brasil
  Exposição «Artistas dos Países Lusófonos» no Casino Estoril
  José Eduardo Agualusa vence Prémio Literário Fernando Namora
  Festival de cinema «Africa in Motion 2013» arranca esta quinta-feira na Escócia
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais