Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Lusofonia
Evento será aberto ao público

Cabo Verde: X Convenção Nacional do MpD arranca esta sexta-feira

Praia - A X Convenção Nacional do Movimento para a Democracia (MpD, oposição) tem início esta sexta-feira, 12 de Julho, na Praia, juntando 295 delegados, dos quais 250 foram eleitos no país e 45 na diáspora.

O MpD resolveu abrir a Convenção ao público em geral e, por esse motivo, vai realizar as cerimónias de abertura e encerramento no emblemático Parque 5 de Julho, enquanto os trabalhos decorrem na Assembleia Nacional.

O Presidente cessante do MpD, Carlos Veiga, explicou que a extensão da Reunião Magna ao Parque 5 de Julho visa aproximar este tipo de eventos da sociedade.

A Convenção, que decorre até este Domingo à tarde, 14 de Julho, na Cidade da Praia, «vai ser uma reunião diferente caracterizada por muita festa e muito conteúdo», revelou Carlos Veiga.

Entre os documentos que serão apreciados pelos delegados constam a Moção de Estratégia Geral e a alteração dos Estatutos do partido, documento intitulado «Reafirmação de Princípios e Valores e Moções Sectoriais».

«Prevejo um debate vivo e participado», perspectivou Carlos Veiga, adiantando que o novo documento orientador do MpD vai contemplar o Estatuto do Simpatizante.

Veiga explicou que o MpD considera «simpatizante» aquele que comunga dos mesmos valores e princípios defendidos pelo partido, que está inscrito na base de dados e pode participar nas actividades do movimento, mas não está vinculado aos deveres mais fortes do militante, nomeadamente o pagamento de quotas, a integração de órgãos partidários e a disciplina partidária.

Carlos Veiga vai fazer o discurso de abertura da X Convenção do MpD, onde fará o balanço do seu mandato (2009-2013). Depois do discurso, passará o testemunho ao seu sucessor, Ulisses Correia e Silva, actualmente um dos vice-Presidentes do partido e Presidente da Câmara Municipal da Praia.

Veiga, que já foi líder do MpD e Primeiro-ministro entre 1991 e 2000, considera que os últimos três anos de meio à frente partido foram bons, apesar de não ter ganho as eleições Legislativas em 2011, pois o partido foi «determinante em colocar como Presidente da República uma personalidade com o perfil desenhado pela Constituição, com manifesta vantagem para a democracia e para a garantia da constitucionalidade».

O antigo líder também apontou a vitória nas eleições Autárquicas de 2012, como outro ganho que o MpD conseguiu com a sua liderança, o que permite ao partido «gerir actualmente mais de 70% da população residente».

Na X Convenção do MpD participam, como convidados, o Presidente da CASA-CE de Angola, Abel Chivukuvuku, representantes do PSD de Portugal, e ainda alguns partidos da Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Senegal, Costa do Marfim e da Internacional Democrática do Centro.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-07-12 13:37:08

MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau: Encarregado dos Negócios da Embaixada da África do Sul presta tributo a Mandela
  BIC Cabo Verde pretende tornar-se num banco comercial
  Guiné-Bissau: Dia Internacional dos Direitos Humanos assinalado em Bafatá
  Guiné-Bissau: Ramos-Horta presta tributo a Nelson Mandela
  Guiné-Bissau: Paulo Gomes destaca firmeza do Mali na detenção Amadu Sanogou
  Moçambique: CNE divulga resultados do apuramento geral das Autárquicas
  Guiné-Bissau: Conferência «Os Media e o Interesse Nacional» decorreu esta quinta-feira
  Guiné-Bissau: ONG portuguesa cede materiais a escolas de Komo
  Guiné-Bissau: Sociedade «Palmarés» vence concurso para o recenseamento eleitoral
  São Tomé e Príncipe: Comissão do Diálogo Nacional vai avançar sem o ADI
  Inauguração da ligação domiciliária de água em três bairros de Cabo Verde
  Guiné-Bissau: Dois novos partidos políticos legalizados no país
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais