Cabo Verde: Inflação desce em Junho
Praia Cabo Verde registou uma inflação de 1,2% no mês de Junho, uma quebra em 0,2 pontos percentuais face a Maio, revelou esta terça-feira, 16 de Julho, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se nos 2,8%, um valor idêntico ao registado no mês anterior.
As variações homólogas positivas mais expressivas ocorreram nos preços dos hotéis, restaurantes, cafés e similares, bens serviços diversos, acessórios, equipamentos domésticos, manutenção corrente da habitação, bebidas alcoólicas, tabaco, rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, vestuário e calçado.
As principais subidas foram registadas pelo INE em artigos para vestuário, peixe, produtos agrícolas e bens domésticos não duradouros.
Em sentido contrário, as principais descidas de preços ocorreram no gás e combustíveis líquidos.
A nível regional, registou-se uma variação mensal positiva nas ilhas de São Vicente (+0.3%) e Santiago (+0,1%), e negativa em Santo Antão (-0,7%).
O economista Paulo Monteiro considera normal esta oscilação, tendo em conta algum abrandamento no consumo que ainda não é possível se registar. No entanto, o responsável chama a atenção para o facto de, apesar da recente descida dos preços dos combustíveis no país, esta ainda não foi muito sentida na inflação.
«Isto pode querer dizer que outros factores indirectos influenciaram negativamente a inflação e podem iniciar um aumento significativo do IPC nos próximos meses devido à recente subida dos preços dos combustíveis no mercado internacional e ao aumento do seu consumo no Verão», referiu Monteiro.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-07-17 10:51:52
|