Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Cultura & Media
Cerimónia de homenagem decorre a 24 de Outubro

Jornalista sudanês distinguido com o «Prémio Peter Mackler 2013»

Washington – O Fórum Global de Media e o ramo norte-americano da organização Repórteres Sem Fronteiras anunciaram, através de comunicado enviado à PNN, que o jornalista Faisal Salih é o vencedor do «Prémio Peter Mackler 2013» para a «Coragem e Ética no Jornalismo». O programa comemora seu quinto aniversário este ano.

O jornalista Faisal Mohammed Salih será agraciado com o prémio numa cerimónia que terá lugar a 24 de Outubro, no National Press Club, em Washington.

O jornalista e colunista de 53 anos de idade colabora com diversas publicações sudanesas. É também Director de programas da «Teeba Press», uma organização não-governamental que capacita jornalistas no Sudão, e foi editor-Chefe do diário «Al-Adwaa».

Salih é conhecido pelas suas críticas ao Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, e aos abusos dos direitos humanos cometidos pelo seu regime. O jornalista foi preso em 2012, durante vários dias, depois de ter concedido uma entrevista à cadeia de televisão «Al Jazeera», onde era comentador do regime. Em 2011 esteve na lista dos jornalistas investigados, depois de ter falado sobre a alegada violação da jovem activista Safia Ishag.

«À medida que nos preparamos para celebrar o nosso quinto aniversário, não poderia estar mais orgulhosa em reconhecer um jornalista como Faisal Salih», disse Camille Mackler, Diretora de Projetos para o ´Prémio Peter Mackler´».

«A nossa meta para os últimos cinco anos, quando construímos este programa de premiação, foi sempre acender uma luz sobre a coragem e o compromisso para com os direitos humanos e a dignidade, que Salih exibe a cada dia através do seu trabalho. Quando uma jovem mulher foi violada por forças do Governo, ele poderia simplesmente ter escolhido olhar para o facto de outra forma e não ter arriscado a sua própria vida. Em vez disso, relatou sobre o assunto e as mesmas forças tentaram também silenciá-lo. Esta coragem e apego à ética jornalística é o que o ´Prémio Peter Mackler´ procura incentivar e recompensar a cada ano», referiu a responsável.

O Sudão está actualmente classificado na 170.ª posição, dos 179 países que constam no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa, publicado pela organização Repórteres Sem Fronteiras. A nação Africana é conhecida pelo uso generalizado de intimidação e violência para censurar os jornalistas. O resultado é um ambiente de media prejudicado pela censura do Estado, sendo a auto-censura praticada por muitos dos profissionais do país.

«Ao reconhecer Faisal Mohammed Salih prestamos homenagem à coragem daqueles no Sudão, que se recusam a ser silenciados. Diante da opressão, Salih continua a ser uma figura firme da liberdade de informação», disse Christophe Deloire, o Director da organização Repórteres Sem Fronteiras.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-08-23 16:08:59

MAIS ARTIGOS...
  Morreu Gabriel García Márquez, aos 87 anos
  Repórteres Sem Fronteiras publica relatório «Inimigos da Internet»
  Tito Paris e Paulo Gonzo estão confirmados para os Cabo Verde Music Awards
  RSF apresenta «Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2014»
  Rede social «Facebook» comemora dez anos
  Filme sobre Mandela estreia esta quinta-feira
  U2 lançam novo videoclipe através do Facebook
  EUA: Mia Couto vence prémio de literatura «Neustadt»
  Encontro de Escritores de Língua Portuguesa decorre no Brasil
  Exposição «Artistas dos Países Lusófonos» no Casino Estoril
  José Eduardo Agualusa vence Prémio Literário Fernando Namora
  Festival de cinema «Africa in Motion 2013» arranca esta quinta-feira na Escócia
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais