Timor-Leste: Metade da população com acesso à energia eléctrica
Dili Metade da população de Timor-Leste têm actualmente acesso à energia eléctrica todos os dias, disse um porta-voz do Governo.
O Director do Gabinete de Electricidade (EDTL Electricidade Timor-Leste), Virgílio F. Guterres, afirmou que cerca de 50% da população timorense tem actualmente acesso à electricidade.
O Governo construiu dois centros de fornecimento de electricidade no país: um no distrito de Dili e o outro na costa sul de Timor-Leste.
«50,6% da população de Timor-Leste tem acesso à energia. Trata-se de um aspecto muito positivo. É necessário não esquecer que a família está sempre a aumentar a cada ano», referiu Virgílio.
Sobre as regiões que ainda não têm acesso à electricidade, Virgílio afirmou que o Governo não vai trazer a energia para algumas zonas nos distritos de Covalima, Bobonaro, Ermera, Oe-Cusse, Manatuto, Vikeke, Baucau, Lekisa e Lautem.
O responsável disse que o Governo vai criar uma central eléctrica em Oe-Cusse.
O plano nacional prevê que todas as pessoas em Timor-Leste tenham possibilidade de acesso à electricidade em 2030.
Paulino Monteiro Soares Babo, membro do Parlamento Nacional, garantiu que estava satisfeito com o desenvolvimento da rede eléctrica em Timor-Leste.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-09-03 11:51:36
|