Museu do Oriente fornece curso sobre Timor-Leste
Lisboa - O Museu do Oriente organiza, entre 5 de Outubro e 16 de Novembro, um curso sobre Timor-Leste que vai incidir sobre uma viagem pelo longo tempo histórico, principalmente pelos quase cinco séculos da presença portuguesa em Timor.
De acordo com o programa, os participantes vão aprender sobre a terra, as pessoas e a identidade timorense, a 5 de Outubro, a política, administração e justiça, a 12 de Outubro, os principais vectores económicos e financeiros, transportes e comunicações, a 26 de Outubro, e a sociedade e a vida social, a 2 de Novembro.
Para 9 de Novembro está previsto o tema da instrução pública e a administração eclesiástica. A 16 de Novembro vão abordar-se os sectores da saúde pública e da segurança social, do Estado de Timor-Leste e cooperação internacional. O Bispo Carlos Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, será um dos oradores convidados, entre outras personalidades de relevo.
A iniciativa pretende levar os participantes a inserirem Timor-Leste na região, a entenderem as dinâmicas subjacentes à instalação dos portugueses e à sua permanência, a compreenderem a identidade timorense como resultante da História e do cruzamento de culturas, a confrontarem os vários ritmos temporais com as adaptações e mudanças nos vários sectores de actividade, a adquirirem uma perspectiva sincrónica em cada uma das etapas da viagem, bem como a discutirem o actual relacionamento entre Portugal e Timor-Leste.
O formador, Fernando Figueiredo, é doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigador do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa. Tem dedicado parte da sua carreira de investigador a estudar a história da presença portuguesa em Timor-Leste, até ao século XX, bem como a outros temas da história económica daquele país.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-09-17 12:34:53
|