Vladimir Putin considerado o mais poderoso do mundo
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi considerado, pela revista norte-americana Forbes, a personalidade mais poderosa do mundo, ultrapassando Barack Obama, que liderou o «ranking» dois anos consecutivos.
Na lista anual da Forbes, divulgada esta quarta-feira, 30 de Outubro, o chefe de Estado russo surge como a personalidade mais poderosa do mundo entre as 72 pessoas incluídas no «ranking». O ano passado, Putin tinha sido considerado o terceiro mais poderoso do mundo.
«Putin solidificou o seu controlo sobre a Rússia e qualquer um que tenha observado o jogo de xadrez sobre a Síria e as escutas da NSA este ano ficou com uma ideia clara da mudança nas dinâmicas individuais de poder», justificou a publicação.
Em segundo lugar encontra-se o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ocupou a liderança em 2009, 2011 e 2012. O líder do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, está na terceira posição, seguido pelo Papa Francisco.
A chanceler alemã Angela Merkel foi considerada a quinta pessoa mais poderosa do mundo, tendo descido três lugares face a 2012.
Na lista de personalidades mais influentes no ano de 2013 destacam-se Bill Gates, fundador da Microsoft (6.ª posição), Ben Bernanke, Presidente da Reserva Federal dos EUA (7.ª posição), Abdullah Bin Abdul Aziz Al Saud, Rei da Arábia Saudita (8.ª posição), Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu (9.ª posição), Dilma Rousseff, Presidente do Brasil (20.ª posição) e Christine Lagarde, directora do FMI (35.ª posição).
O «ranking» é elaborado pelos editores da revista, que avaliam o poder dos candidatos tendo em conta quatro aspectos: quantidade de pessoas sobre a qual exercem o seu poder; recursos financeiros que controlam, a forma como exercem o poder e se o usam activamente.
Desde 2009 que a Forbes publica esta lista. A análise deste ano integra 17 chefes de Estado e 27 CEO.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-10-30 17:03:16
|