Nova Directora-Geral da CPLP assume funções em Fevereiro
Lisboa - O cargo de Diretor-Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser assumido por Georgina Benrós de Mello, que toma posse a 3 de Fevereiro numa cerimónia que terá lugar na sede da CPLP, pelas 11.30 horas.
Georgina Benrós de Mello, natural de Cabo Verde, vai substituir Hélder Vaz Lopes, o primeiro Director-Geral da organização lusófona.
Antes de ser escolhida para o cargo, Georgina Benrós de Mello exercia as funções de Coordenadora da Unidade Nacional de Implementação do programa Quadro Integrado Reforçado (da Organização Mundial do Comércio) em Cabo Verde.
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, trabalhou como no ramo tanto em Cabo Verde como em Timor-Leste. Desempenhou várias funções nos sectores público e privado cabo-verdianos e, em Timor-Leste, conduziu o processo de instalação da agência de promoção do investimento e das exportações, da qual foi a primeira Directora Executiva.
Também já executou projectos financiados pelo Banco Mundial, tanto em Cabo Verde como em Timor-Leste, e teve experiências em organizações internacionais e da sociedade civil, tendo trabalhado ainda em projectos de diferentes fundos e agências das Nações Unidas.
Nos últimos anos, Georgina Benrós de Mello tem-se debruçado sobre o desenvolvimento do comércio, do investimento, do sector privado, e da conexão às cadeias de valor globais.
Os Estatutos da CPLP fixam, desde a Cimeira de Bissau, em 2006, a existência de um Director-Geral, sendo que o cargo de Secretário Executivo Adjunto cessou com a nomeação de Hélder Vaz Lopes.
O Director-Geral é recrutado entre os cidadãos nacionais dos Estados-membros, mediante concurso público, pelo prazo de três anos, renovável por igual período.
(c) PNN Portuguese News Network
2014-01-30 16:47:11
|