Timor-Leste: Direcção-Geral de Estatística prepara Censo 2015
Díli - A Direcção-Geral de Estatística está a realizar os preparativos para executar um Recenseamento Geral da População e Habitação de Timor-Leste em 2015.
No mês passado, um Censo Piloto foi realizado em áreas seleccionadas de oito dos 13 distritos de Timor-Leste.
Uma centena de pessoas esteve envolvida na realização de entrevistas em aproximadamente 10.000 domicílios, para testar materiais e técnicas para a recolha de dados.
Quando se iniciar a fase de colecta de dados para o Censo 2015 no próximo ano mais de 5.200 pessoas estarão envolvidas, indo de porta a porta colectar informações de cada pessoa e de cada família em Timor-Leste.
O Director-geral de Estatística, António Freitas, disse que aqueles que tiverem a oportunidade de participar neste projecto terão três semanas de treino para adquirir novas habilidades, seguido de trabalho temporário que poderá levar a uma oportunidade de trabalho permanente, no futuro, devido à experiência que vão adquirir.
O Censo fornece informações importantes para orientar a formulação de políticas e ajuda na medição e avaliação do progresso em relação às metas nacionais do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011-2030, bem como nas metas internacionais como os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
Os dados recolhidos no Censo serão vitais para a tomada de decisões informadas sobre a localização e prestação de serviços, como saúde, educação e a localização e desenvolvimento de infra-estruturas adequadas, tais como estradas e pontes.
Desde a restauração da independência de Timor-Leste, em 2002, o Censo Nacional foi realizado duas vezes, em 2004 e 2010.
Em 2010 as informações recolhidas foram compartilhadas com o povo de Timor-Leste num programa inovador intitulado «Sensus Fo Fila Fali» (Giving Back Censo).
Relatórios foram distribuídos e oficinas realizadas em cada um dos 442 Sucos de Timor-Leste, com informações respeitantes ao tamanho da população, educação, saúde, mercado de trabalho, agricultura, água e saneamento, electricidade, taxas de mortalidade e níveis de pobreza. O Censo de 2010 registou 1.066.409 cidadãos como população de Timor-Leste.
O Governo reconheceu que, no curto prazo, segurando um Censo a cada cinco anos, será possível acompanhar a dinâmica da nação. Um Estudo Demográfico de Saúde também está previsto para 2015.
(c) PNN Portuguese News Network
2014-08-13 12:24:46
|