Timor-Leste: Iniciativa do BAD vai permitir acesso a empréstimos empresariais
Díli - Os cidadãos de Timor-Leste em breve poderão ter acesso a empréstimos empresariais de bancos comerciais, que utilizam os bens móveis como garantia, como resultado de uma iniciativa cofinanciada pelo Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).
Os participantes de uma reunião de consultoria apoiada pelo BAD foram informados esta quinta-feira de que o Governo de Timor-Leste está a propor a introdução de reformas de segurança nas transacções, para promover o acesso mais amplo ao financiamento e melhorar o ambiente de negócios no país.
«Uma vez que as novas reformas nas transacções estejam no lugar, as pessoas serão capazes de garantir empréstimos para iniciar ou expandir um negócio usando bens móveis como máquinas de construção, equipamentos agrícolas, inventário», disse Andrea Iffland, Director Regional do BAD Pacífico, do escritório de Ligação e Coordenação em Sydney, Austrália.
«As reformas vão contribuir para os esforços do Governo em melhorar a eficiência e a facilidade de fazer negócios», revelou.
A declaração escrita de Andrea Iffland enviada à PNN disse que representantes do sector privado e da sociedade civil participaram na reunião desta quarta-feira, que se realizou para recolher feedback das partes interessadas sobre a proposta de reforma de segurança nas transações.
Obter um acesso adequado a serviços financeiros é um dos principais entraves ao crescimento económico de Timor-Leste. A Iniciativa de Desenvolvimento do Sector Privado do Pacífico (PSDI), cofinanciada pelo BAD e os Governos da Austrália e Nova Zelândia, está a fornecer ao Executivo assistência técnica para ajudar a impulsionar o desenvolvimento de negócios através da modernização das leis comerciais e acesso ao financiamento.
As reformas estão a ser implementadas por intermédio da Secretaria de Estado do Apoio e Promoção do Sector Privado (SEAPRI). Um documento de reflexão está a ser divulgado pelo organismo, em língua portuguesa, inglesa e indonésia.
O documento descreve os aspectos técnicos da reforma e busca feedback de públicos interessados.
Outras iniciativas de reforma da segurança nas transações, suportadas pelo BAD, têm sido implementadas nas Ilhas Marshall, nas Ilhas Salomão, nos Estados Federados da Micronésia, Papua Nova Guiné, Tonga e Vanuatu.
(c) PNN Portuguese News Network
2014-11-06 13:33:14
|