Ministro da Defesa de Portugal visita Timor-Leste
Díli O ministro da Defesa de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, está em visita a Timor-Leste esta terça e quarta-feira, 25 e 26 de Novembro.
O ministro Aguiar-Branco vai participar em vários encontros, incluindo uma reunião bilateral com o Primeiro-ministro de Timor-Leste e ministro da Defesa e Segurança, Xanana Gusmão, e com o secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto.
Portugal tem ajudado no desenvolvimento e profissionalização das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), desde a independência, e é um valioso parceiro em iniciativas incluindo o fornecimento de assessores, assistência na formação básica, e formação em Portugal de oficiais e funcionários de Timor-Leste selecionados.
A cooperação no sector tem sido definida por uma série de acordos que começam com o Quadro de Cooperação entre a República portuguesa e a República Democrática de Timor-Leste, assinado em Díli no dia da Restauração da Independência, a 20 de Maio de 2002.
O Programa-Quadro de Cooperação Técnica Militar que cobre o período 2014-2016 foi assinado este ano em Lisboa, a 5 de Fevereiro de 2014.
Durante a visita de José Pedro Aguiar-Branco deverá ser assinado um memorando de entendimento em relação ao Centro de Língua Portuguesa, em Metinaro.
Baseada no Centro de Treino de Metinaro, a missão do centro será promover o ensino da língua portuguesa junto dos militares, através da criação de cursos de línguas e outras actividades complementares.
Timor-Leste vai financiar a construção e o equipamento do centro e Portugal irá aconselhar e criar programas e conteúdos educacionais. Os instrutores e mentores deverão ser enviados por Portugal, com detalhes a serem definidos num acordo.
O porta-voz do Governo timorense, Agio Pereira, referiu que «a assistência no sector da Defesa é muito apreciada pelo Governo e pelos membros da Força de Defesa de Timor-Leste. O Governo aguarda para receber o ministro Aguiar-Branco em Timor-Leste».
(c) PNN Portuguese News Network
2014-11-25 15:34:31
|