Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Sociedade
Mais de 40 países em desenvolvimento

Índice de Desenvolvimento Humano aumenta em Timor-Leste

Díli – De acordo com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), o Índice de Desenvolvimento Humano em Timor-Leste tem evoluído mas ainda enfrenta desafios de pobreza.

O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2013, intitulado «A Ascensão do Sul: Progresso Humano num Mundo Diversificado», analisa mais de 40 países em desenvolvimento, que fizeram avanços notáveis nos últimos anos.

O documento atribui as conquistas timorenses ao forte comprometimento nacional para melhorar a saúde pública, a educação, bem como a programas inovadores para erradicação da pobreza e a um envolvimento estratégico na economia mundial.

O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2013 indica que Timor-Leste fez importantes avanços nesta área, sendo que o Índice tem o valor de 0,576, o que classifica o país em 134.º lugar num total de 187 países e territórios, inserindo-o na categoria de Desenvolvimento Humano Médio. Entre 2000 e 2012, o Índice de Desenvolvimento Humano aumentou de 0,418 para 0,576, uma subida de 38% e uma média anual de 2,7%.

Entre 1980 e 2012, a esperança média de vida à nascença em Timor-Leste sofreu um acréscimo de 28,3 anos, a média de anos de escolaridade aumentou em 1,6 anos e a média de anos esperados de escolaridade subiu 1,7 anos.

O relatório indica ainda que o Produto Interno Bruto (PIB, per capita) de Timor-Leste aumentou cerca de 365%, para 5,446 dólares, entre 2000 e 2012. O PIB não petrolífero aumentou perto de 12% por ano, nos últimos cinco anos.

«Enquanto os indicadores de progresso são claros, o país continua a enfrentar desafios, particularmente no que se refere às desigualdades no seio da população. Quando o Índice de Desenvolvimento Humano é descontado pelas desigualdades nas áreas de expectativa de vida, educação e renda, cai para 0,0386, uma perda de 33%», refere o relatório.

A pobreza multidimensional, que consiste em privações nas áreas da educação, saúde e padrões de qualidade de vida, é também um desafio para o país.

Em Timor-Leste, 68,1% da população vive em condições de pobreza multidimensional e 18,2% é vulnerável a múltiplas privações.

«Timor-Leste está entre os países que beneficiam de e ajuda e que, ao mesmo tempo, ajudam a conduzir um Sul vibrante, através do seu engajamento activo com os vizinhos regionais e outros países», disse Mikiko Tanaka, director nacional do PNUD para Timor-Leste.

«É encorajador ver o progresso de Timor-Leste nas três dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano. Ao mesmo tempo, dada a história recente do país, não é surpreendente que os desafios permaneçam. Seria particularmente importante concentrar-se na redução das desigualdades sociais, que podem comprometer o progresso de desenvolvimento humano no país», concluiu Mikiko Tanaka.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-03-19 12:10:25

MAIS ARTIGOS...
  Instituto da Língua Portuguesa em Timor-Leste inaugurado em Julho
  Timor-Leste vai respeitar sentença da Indonésia aos alunos suspeitos de homicídio
  Timor-Leste: Governo acredita duas Universidades privadas
  Timor-Leste completou o resgate dos 200 passageiros do ferry danificado
  Timor-Leste: Governo pede ajuda à Indonésia para resgatar passageiros de ferry
  Timor-Leste: Embaixadores elogiam situação de segurança no país
  Dia da Independência de Timor-Leste celebra-se na aldeia de Kraras
  Provas de selecção de estudantes para a Unilab entre 16 e 23 de Outubro
  Timor-Leste: Homem condenado a 20 anos de prisão por crimes de incesto
  Dois estudantes de Timor-Leste assassinados na Indonésia
  Timor-Leste: Metade da população com acesso à energia eléctrica
  Timor-Leste: Director da Clínica Bairo Pite acusado de corrupção
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais