EUA: Tornado em Oklahoma provoca mais de 90 mortos
Washington Pelo menos 91 pessoas morreram e centenas ficaram feridas esta segunda-feira, 20 de Maio, na sequência da passagem de um tornado no Estado do Oklahoma, sul dos EUA.
Com três quilómetros de diâmetro e ventos superiores a 300 quilómetros por hora, o tornado provocou estragos em várias localidades, entre Moore e Newcastle, nos arredores de Oklahoma City, destruindo por completo escolas, residências e outros edifícios.
Entre as vítimas mortais encontram-se pelo menos 20 crianças. Cerca de 150 pessoas estão internadas nos hospitais de Oklahoma.
O tornado atingiu a área metropolitana de Oklahoma City durante a tarde desta segunda-feira (noite em Lisboa), numa altura em que muitas crianças ainda se encontravam nos estabelecimentos de ensino.
Equipas de emergência permanecem nas regiões mais afectadas à procura de sobreviventes. Muitas pessoas continuam desaparecidas.
As autoridades norte-americanas classificaram o tornado na categoria F4 na escala de Fujita, considerada a segunda mais elevada (entre F0 e F5).
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou o estado de catástrofe em Oklahoma.
Embora os tornados sejam comuns em Oklahoma, raramente atingem zonas residenciais.
Nos últimos dias, várias regiões nos Estados Unidos foram afectadas por tornados, que causaram feridos e vítimas mortais.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-05-21 10:56:49
|