Ruanda: Fórum AgriBusiness 2013
Kigali - A ministra da Agricultura e dos Recursos Animais do Ruanda, Agnes Kalibata, apelou ao investimento e ao desenvolvimento do sector agroalimentar, na senda da preparação do país para acolher o Fórum AgriBusiness 2013, que terá lugar entre 6 e 9 de Outubro.
Na preparação para o Fórum AgriBusiness 2013, a ministra da Agricultura e Recursos Animais, Agnes Kalibata, anunciou, em entrevista à EMRC Internacional, que o Ruanda vê «o papel da agricultura como a espinha dorsal da transformação económica» e sublinhou que «o próximo fórum dará aos participantes a oportunidade de avaliar potenciais investimentos agrícolas no Ruanda, onde poderão «expandir os seus portfólios de negócios».
«O Ministério da Agricultura e dos Recursos Animais do Ruanda e a EMRC Internacional estão a organizar, em conjunto, o Fórum AgriBusiness 2013, que ocorrerá de 6 a 9 de Outubro de 2013, em Kigali, Ruanda, sob o tema «O Sector Agroalimentar: Um catalisador para o crescimento sustentável e inclusivo em África».
Quanto aos objectivos, a ministra falou em «Promover o Ruanda, a comunidade de África de Leste do (EAC) e o potencial de África no sector agroalimentar».
Nos próximos cinco anos, o Ruanda estará a conduzir as próximas fases do SPTA (Plano Estratégico para a transformação da agricultura no Ruanda) e do EDPRS (Desenvolvimento Económico e Estratégia de Redução da Pobreza) no combate à insegurança alimentar e à pobreza.
Esta abordagem foi apoiada pelo Conselho de Desenvolvimento o Ruanda (RDB), que é um parceiro do Fórum AgriBusiness. Tony Nsanganira, director de operações para a RDB, confirmou que o Ruanda se comprometeu a garantir um papel crescente para o setor privado, bem como contribuir para o crescimento a nível regional.
Esta edição do fórum será, uma vez mais, realizada em colaboração com a Fundação Rabobank e com a Food and Agricultural Organisation (FAO) da ONU, ambos proporcionando um alcance internacional do sector público e privado.
O Fórum AgriBusiness vai mostrar os principais problemas subjacentes, atualmente, ao sector agroalimentar, bem como destacar os objetivos esperados e projeções de negócios.
Peritos internacionais em matéria agrícola, funcionários do Governo, empresas multinacionais, agricultores, associações do sector privado, organizações financeiras, a sociedade civil e investidores que representam a África, Europa, Ásia e Américas, irão participar para discutir projetos em andamento, as melhores práticas e políticas estratégicas, com o objectivo de estabelecer parcerias de investimento e de negócios para o sector, reconhecido como fundamental para o crescimento de todo o continente.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-05-22 17:45:54
|