Guiné-Bissau: Nomeado novo Governo de transição
Bissau - O Presidente de transição, Manuel Serifo Nhamadjo, anunciou esta quinta-feira, 6 de Junho, a formação do Governo de inclusão na Guiné-Bissau, que irá conduzir o país até às eleições gerais, previstas para Novembro do ano em curso.
Este Executivo é composto por 19 ministros e 15 secretários de Estado. Em termos de novidades, é de assinalar três ministros que ocupam as funções de ministro de Estado, assim como a entrada e saída de muitos membros do Governo. O elenco governamental vai ser liderado, mais uma vez, por Rui Duarte Barros.
Fernando Vaz, ministro da Presidência do Conselho de Ministro e Assuntos Parlamentares - Ministro de Estado - mantém as funções, mas com poderes reforçados.
Aristides Ocante da Silva, ministro da Função Pública, Reforma do Estado Trabalho e Segurança Social, Orlando Mendes Viegas, ministro dos Transportes e Telecomunicações e Fernando Delfim da Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades, ocupam as funções de ministro de Estado.
Celestino de Carvalho, ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, mantém as funções, assim como Agostinho Ca, ministro da Saúde Pública, Saido Balde, ministro da Justiça, Daniel Gomes, ministro da Energia e Indústria, e Batista Te, ministro de Administração Territorial e Poder Local.
António Suca Ntchama fica ministro do Interior, enquanto Soares Sambu, ministro de Economia e Integração Regional, Mário Lopes da Rosa, ministro das Pescas e dos Recursos Haliêuticos, Alfredo Gomes, ministro da Educação Nacional Juventude Cultura e Desportos, Certório Biote, ministro dos Recursos Naturais, Rui Araujo Gomes, ministro das Infra-estruturas, Abubacar Balde, ministro do Comercio Valorizarão de Produtos Locais, Nicolau Santos, ministro da Agricultura, e Gabriela Fernandes, ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social
Já Gino Mendes, ministro das Finanças, passou de secretário de Estado de Orçamento para ministro.
Em relação a secretários de Estado, mantêm as funções, Idelfrides Fernandes, secretário de Estado da Cooperação e Comunidades, Tomásia Manjuba, secretária de Estado do Orçamento, Mussa Djata, secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Salvador Tchongo, secretário de Estado do Ensino Básico, Helena Barbosa, secretária de Estado da Juventude Cultura e Desportos, Agostinho da Costa, secretário de Estado do Ambiente e Turismo e Ibrahima Djaló, secretário de Estado da Valorização Produtos Locais e Artesanato.
Braima Luís Soares Cassamá é secretário de Estado do Tesouro, Higina Fernandes Sanca, secretária de Estado do Ensino Superior, Karimo Ly, secretário de Estado de Administração Hospitalar, Mário Adão Almeida, secretário de Estado da Energia, Doménico Sanca, secretário de Estado da Integra Regional, Bilony Nhama Nhasse, secretário de Estado da Segurança Alimentar, Manuel Alípio da Silva, secretário de Estado da Segurança Social e Armindo Handem, secretário de Estado da Comunicação Social, sob dependência do Rui Barros, primeiro-ministro.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-06-07 12:09:53
|