Timor-Leste: Ex-secretário de Estado do Ambiente condenado por corrupção
O tribunal distrital de Díli condenou Abílio Lima, antigo secretário de Estado do Ambiente, a cinco anos de prisão por prática de corrupção durante o exercício do cargo, mas o ex-governante recorreu da decisão.
A notícia foi avançada esta quinta-feira, 7 de Novembro, pelo Programa de Monitorização do Sistema Judicial de Timor-Leste (PMSJ). A condenação foi decidida a 30 de Outubro mas o ex-secretário de Estado do Ambiente recorreu da sentença, que prevê uma pena de cinco anos de prisão e o pagamento de uma indemnização ao Estado, no valor de cerca de 5 mil dólares (perto de 3.700 euros).
O tribunal distrital de Díli atribuiu ainda condenações ao Chefe de Gabinete e à tesoureira de Abílio Lima, que correspondem respectivamente a três anos e um ano e três meses de prisão, por actos de corrupção, desvio de fundos e falsificação de um documento técnico datado de 2010.
Os acusados remeteram o processo ao tribunal de Recurso, que ainda não emitiu a resolução. A antiga ministra da Justiça, Lúcia Lobato, está a cumprir cinco anos de prisão desde Janeiro, por participação em negócios ilícitos.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-11-07 13:13:31
|