| 
                                                         PR de Timor-Leste cancela a primeira visita oficial ao Japão 
                                                        Díli  O Presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, cancelou a sua primeira visita oficial ao Japão, prevista para esta quarta-feira, 13 de Janeiro, por motivos de saúde. 
                                                        A visita do Chefe de Estado timorense ao Japão iria decorrer entre esta quarta-feira e Domingo, 17 de Novembro. As autoridades japonesas tinham planeado vários programas para a deslocação do Presidente Taur Matan Ruak, nomeadamente uma reunião com o Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. 
                                                         
                                                        Estava também prevista uma visita ao gabinete da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), com o objectivo de assinar um novo projecto de irrigação que seria implementado em Timor-Leste no próximo ano, bem como um encontro com o grupo parlamentar e uma visita à Academia da Força de Defesa, para conhecer os membros das Forças Armadas de Timor-Leste que frequentam a instituição. 
                                                         
                                                        No entanto, a visita teve que ser cancelada durante o passado fim-de-semana, por motivos de saúde, tendo o Presidente timorense sido aconselhado pelo seu médico do Hospital Nacional de Díli a ficar de repouso. Taur Matan Ruak realizou o seu primeiro exame médico em Cuba, em Setembro. 
                                                         
                                                        Em declarações à PNN, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão disse que Díli informou o seu gabinete acerca do cancelamento. 
                                                         
                                                        Segundo Fidelis Magalhães, o Chefe de Gabinete de Taur Matan Ruak, «o Presidente cancelou a sua visita oficial ao Japão devido à sua fraca condição de saúde, o que lhe vai permitir ficar de repouso». 
                                                        (c) PNN Portuguese News Network 
                                                        2013-11-13 12:33:46 
                                                       |