Cabo Verde: «African Innovation Summit» arranca esta terça-feira
Praia - Cerca de 300 pessoas, entre decisores políticos, inovadores, académicos e empresários de 30 países africanos, participam na cimeira «African Innovation Summit», esta terça e quarta-feiras, 4 e 5 de Fevereiro, na Cidade da Praia.
Os Presidentes de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, do Ruanda, Paul Kagamé, e os ex-Presidentes Pedro Pires (Cabo Verde) e Joaquim Chissano (Moçambique), são alguns dos decisores políticos que participam na Cimeira, para além de alguns ministros africanos, comissários da União Africana (UA) e da CEDEAO.
Uma sessão especial com a participação dos Presidentes Paul Kagamé, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Chissano será uma oportunidade para testemunhar o importante papel das lideranças na promoção da inovação como instrumento fundamental para a transformação do continente Africano.
Moçambique, África do Sul, Nigéria, Gana, Quénia, Uganda, Senegal,
Gâmbia, Gana, Burkina Faso, Tanzânia, são alguns dos países presentes na «African Innovation Summit».
O evento é organizado pela empresa privada cabo-verdiana Ihaba
Buildings Enterprises, em parceria com o Governo de Cabo Verde, com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e com a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).
O objectivo da cimeira consiste em colocar a problemática da inovação no centro da agenda de desenvolvimento de África e como principal instrumento da competitividade das economias africanas.
Empreendedores, inovadores, pesquisadores, académicos, financiadores, decisores políticos e investigadores vão estar presentes nesta cimeira que visa ainda promover um amplo diálogo sobre a inovação em África, segundo o administrador da Ihaba Buildings Enterprises, José Brito.
«Queremos fazer de Cabo Verde o centro de inovação para a África», assegurou José Brito, admitindo que se trata de um objectivo ambicioso mas possível, desde que haja ideias e ousadias para fazer coisas, sendo certo que a criatividade é também um elemento essencial do crescimento económico e da competitividade.
A Ihaba realiza esta cimeira em parceira com a CEDEAO e outros parceiros nacionais e internacionais, tendo como patrono o ex-Presidente da República Pedro Pires.
José Brito adiantou também que a cimeira vai acolher o lançamento do «Seed Africa Innovation Fund», para colmatar o défice existente de entidades para financiar as empresas «start-up» em África, devido à elevada taxa de mortalidade das organizações, e o «Seed Africa Start-up Accelerator», uma incubadora que tem por finalidade ajudar os jovens com ideias a implementá-las no país.
(c) PNN Portuguese News Network
2014-02-03 11:14:38
|