Estudo revela diminuição da violência e criminalidade em Cabo Verde
Praia - O Estudo de Seguimento sobre «Violência e Criminalidade», apresentado na Praia, indica que criminalidade diminuiu em 2013, na capital do país, em cerca de 11% face a 2012.
O estudo, elaborado pela empresa Afro-sondagem e cofinanciado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e pelo Escritório das Nações
Unidas contra a Droga e a Criminalidade Monitorizar ONUDC), teve como objectivo avaliar o desempenho do Plano Estratégico de Segurança Interna (PESI), através do aferimento da evolução da percepção sobre segurança no seio da população.
O relatório é coincidente com as estatísticas da Polícia Nacional e revelou uma diminuição acentuada da criminalidade em todo o país, com relevância para a Boa Vista, onde se registou uma diminuição de 50% em termos de criminalidade, o Sal, com um decréscimo de 24%, e a Praia, com 11%.
Os dados a agradaram a ministra da Administração Interna, Marisa
Morais, que informou que o MAI não se preocupa apenas com a segurança
objectiva mas também com a segurança subjectiva, ao querer saber como o cidadão se sente em relação à sua localidade.
Para Marisa Morais, o resultado traduz num esforço orçamental e de recursos humanos, por forma a qualificar os policiais, para que possam actuar com sentido de responsabilidade junto da população.
Para a representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika
Richardson-Golinski, o combate à criminalidade e à violência só poderá ser eficiente se conduzido numa abordagem que envolva diversas instituições e numa resposta coordenada de prevenção, ao nível das localidades.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-07-29 11:16:48
|