Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Lusofonia
Para negociar a libertação dos dois agentes detidos

Cabo Verde envia embaixador a Bissau

Praia - O Primeiro-ministro, José Maria Neves, informou, esta segunda-feira, 29 de Julho, que o seu Governo enviou o embaixador Francisco Veiga a Bissau, para tentar conseguir a libertação dos dois agentes cabo-verdianos detidos naquele país desde 12 de Julho.

Francisco Veiga, embaixador de Cabo Verde para a Guiné-Bissau e Senegal, com residência em Dakar, iniciou os contactos com as autoridades guineenses mas os pormenores e os resultados desses encontros ainda não foram revelados.

José Maria Neves pediu «paciência» aos cabo-verdianos, mostrando-se, ao mesmo tempo, optimista, uma vez que o «problema complexo» será resolvido. O Primeiro-ministro afiançou que o seu Governo está a trabalhar em várias frentes.

«Há questões que não podem ser resolvidas ao ritmo que desejamos, tendo em conta um conjunto de equívocos que têm que ser removidos», declarou o chefe do Governo cabo-verdiano.

José Maria Neves acrescentou ainda que as autoridades cabo-verdianas têm estado em permanente contacto com os dois agentes, com as autoridades guineenses e com os organismos internacionais, com vista à resolução da situação, da melhor forma possível.

Por outro lado, o Primeiro-ministro pediu aos cabo-verdianos que evitem qualquer atitude que possa conduzir ou induzir actos de vingança contra os guineenses residentes em Cabo Verde, pois ressalvou que os dois povos são irmãos e o arquipélago cabo-verdiano tem uma dívida para com a Guiné-Bissau, que vem da luta pela independência dos dois países.

Mário Lúcio de Barros e Júlio Gomes Tavares, dois agentes da Direcção de Migração e Fronteiras, foram detidos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, a 12 de Julho, quando já se encontravam na sala de embarque para Cabo Verde, depois de terem realizado uma missão de escolta à cidadã guineense Enide Tavares Soares da Gama, expulsa do país depois de ter cumprido metade de uma pena por tráfico de droga.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-07-30 11:58:30

MAIS ARTIGOS...
  Moçambique: Sessão extraordinária no Parlamento termina sem revisão da Lei Eleitoral
  Cabo Verde: Presidente do MpD envia missiva ao primeiro-ministro
  Cabo Verde: Revelados dados sobre o IPC no segundo trimestre
  Guiné-Bissau: Serviços da APGB paralisados
  Guiné-Bissau: António Indjai ameaça suicidar-se
  Guiné-Bissau: Consumidores ameaçam incendiar Central Eléctrica de Bissau
  Guiné-Bissau: Militares e deputados discutem alteração da lei eleitoral
  Guiné-Bissau: Colapso de mesquita em Bissau mata jovem de 18 anos
  Guiné-Bissau: Governo de transição nega segurança especial para Carlos Gomes Júnior
  Moçambique: Renamo assume autoria das 36 mortes nas FA
  Angola: HRW apela ao encerramento dos processos contra o jornalista Rafael Marques
  Cabo Verde: PR desdramatiza críticas do Primeiro-ministro
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais