Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Lusofonia
Depois de 18 dias de detenção

Agentes detidos na Guiné-Bissau chegam hoje a Cabo Verde

Praia - Os dois agentes da Direcção de Migração e Fronteiras de Cabo Verde chegam à Cidade da Praia na tarde desta quarta-feira, 31 de Julho, segundo informou a ministra da Administração Interna, Marisa Morais.

Os dois agentes que foram libertados esta terça-feira, 30 de Julho, das instalações da Polícia Judiciária guineense, em Bissau, pernoitaram num hotel da capital guineense. Na manhã desta quarta-feira viajam para Dakar e, da parte da tarde, irão seguir para a capital cabo-verdiana.

A ministra da Administração Interna, Marisa Morais, confirmou que os dois agentes foram libertados pelas autoridades guineenses ao fim de 18 dias de detenção.

«Estou aqui para informar, em nome do Governo de Cabo Verde, que os agentes da Polícia Nacional cabo-verdiana Júlio Centeio Gomes e Mário Varela Brito, que estiveram detidos na Guiné-Bissau, foram libertados. Encontram-se neste momento com o nosso embaixador, devendo regressar na quarta-feira ao nosso convívio e dos seus familiares», informou a governante, assegurando que os oficiais estão bem de saúde.

Franklin Vieira, um dos advogados guineenses contratados pelo Governo cabo-verdiano para defender os dois agentes, disse, em entrevista à Rádio de Cabo Verde, que os seus constituintes «fisicamente estão bem. Psicologicamente não posso dizer isso, mas estão fortes».

O jurista explicou que a libertação foi decidida pelo Ministério Público guineense, que mandou arquivar o processo provisoriamente, deixando a entender, numa crítica implícita às autoridades guineenses, que o caso teve cunho político.

Na segunda-feira, 29 de Julho, Cabo Verde enviou o seu embaixador acreditado na Guiné-Bissau e no Senegal, com residência em Dakar, que, desde então, vinha encetando contactos com as autoridades guineenses, com vista à libertação dos dois oficiais. Até aqui não foram divulgados os pormenores das negociações.

Os profissionais da Direcção de Migração e Fronteiras foram detidos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, a 12 de Julho, quando se encontravam na sala de embarque para Cabo Verde, depois de terem realizado uma missão de escolta à cidadã guineense Enide Tavares Soares da Gama, expulsa do país depois de ter cumprido metade de uma pena por tráfico de droga.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-07-31 11:48:26

MAIS ARTIGOS...
  Moçambique: Sessão extraordinária no Parlamento termina sem revisão da Lei Eleitoral
  Cabo Verde: Presidente do MpD envia missiva ao primeiro-ministro
  Cabo Verde: Revelados dados sobre o IPC no segundo trimestre
  Guiné-Bissau: Serviços da APGB paralisados
  Guiné-Bissau: António Indjai ameaça suicidar-se
  Guiné-Bissau: Consumidores ameaçam incendiar Central Eléctrica de Bissau
  Guiné-Bissau: Militares e deputados discutem alteração da lei eleitoral
  Guiné-Bissau: Colapso de mesquita em Bissau mata jovem de 18 anos
  Guiné-Bissau: Governo de transição nega segurança especial para Carlos Gomes Júnior
  Moçambique: Renamo assume autoria das 36 mortes nas FA
  Angola: HRW apela ao encerramento dos processos contra o jornalista Rafael Marques
  Cabo Verde: PR desdramatiza críticas do Primeiro-ministro
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais