Conferência de paz na Síria tem início em Montreux
A segunda conferência internacional de paz na Síria, conhecida como «Genebra II», teve início esta quarta-feira, 22 de Janeiro, na cidade suíça de Montreux, com vista a obter uma solução política para o conflito neste país do Médio Oriente.
A «Genebra II» visa possibilitar negociações entre apoiantes e opositores do regime de Damasco, com vista a se alcançar uma solução diplomática para o conflito, através da formação de um Governo de transição.
As conversações irão basear-se no acordo alcançado em Junho passado, no âmbito da «Genebra I» que apela à formação de um Governo de transição, que possibilite conduzir à realização de eleições livres.
Além das delegações do regime e da oposição encontram-se presentes representantes de quase 40 países e organizações regionais, que foram convidados pelas Nações Unidas. Entre os participantes destacam-se a Coligação Nacional Síria, principal força da oposição.
De fora está o Irão, um dos grandes aliados do Presidente Bashar al-Assad, que viu o seu convite retirado pela ONU após a pressão exercida pelos Estados Unidos e as ameaças de boicote pela Coligação Nacional Síria.
Na abertura da conferência, esta quarta-feira de manhã, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, considerou que Assad não poderá ter qualquer participação no Governo de transição.
Na sexta-feira, 24 de Janeiro, o encontro prossegue na sede da ONU em Genebra, restrito às delegações sírias e ao enviado das Nações Unidas e Liga Árabe, Lakdar Brahimi.
A revolta popular na Síria teve início em Março de 2011 com uma série de manifestações contra a falta de liberdade e a governação do Presidente Bashar al-Assad, que foram reprimidas pelo regime, originando uma guerra civil.
O conflito armado, que se alastra cada vez mais para os países vizinhos, já provocou mais de 130 mil mortos e 2,3 milhões de refugiados.
(c) PNN Portuguese News Network
2014-01-22 12:55:15
|