Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Economia
Câmara de Timor-Leste admitida como membro oficial

Cabo Verde: VII Assembleia Geral das ISC da CPLP

Praia - A Câmara de Contas de Timor-Leste foi admitida, esta sexta-feira, 26 de Outubro, como membro de pleno direito da Organização das Instituições Superiores de Contas da Comunidade dos Países de Língua
Portuguesa (ISC/CPLP). Macau deverá entrar em 2013.

A decisão foi tomada na VII Assembleia Geral da ISC, que decorreu na Cidade da Praia, de 24 a 26 de Outubro.

A Câmara de Contas timorense assumiu também a Presidência da organização, sucedendo ao Tribunal de Contas de Cabo Verde.

Durante esta Assembleia-Geral, foram aprovados o plano estratégico 2011-2016 da organização, as auditorias às contas de 2011 do Secretariado Executivo da CPLP e do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), com sede na Cidade da Praia.

Nas recomendações finais, as ISC defenderam a criação de mecanismos que lhes permitam desenvolver sistemas de controlo de qualidade.

No comunicado saído do encontro, sublinha-se a importância do acompanhamento dos trabalhos da Organização Mundial dos Tribunais de Contas (INTOSAI) e a implementação das normas internacionais de instituições supremas de auditoria e sua tradução para língua portuguesa.

Para a superação da crise financeira internacional, os participantes sugeriram que as recomendações das ISC sejam acolhidas e respeitadas, no sentido de reforçar a disciplina financeira e a sustentabilidade do desenvolvimento humano.

Segundo o documento, os presentes querem que as ISC sejam vistas pelos cidadãos como órgãos geradores de confiança e fiabilidade das informações financeiras produzidas pelos poderes públicos.

Os participantes advogaram ainda que é imprescindível a cooperação entre as ISC nos planos multilateral e bilateral, de modo a promover a troca de experiências e as melhores práticas de auditoria internacionalmente aceites.

De igual modo, concluíram que a adopção pelas ISC de melhores práticas em auditoria implica o estabelecimento de um adequado quadro normativo e o cumprimento de princípios de integridade, ética e responsabilidade.

A aplicação de procedimentos e métodos objectivos e transparentes, bem como a ampla divulgação dos resultados das auditorias, nomeadamente através dos meios de comunicação social, são também outras conclusões emanadas do encontro.

Os presentes na reunião pediram ainda que se façam auditorias coordenadas, numa estratégia para o desenvolvimento de competências, como meio adequado para que as mesmas se transformem em organizações empenhadas na formação contínua.

(c) PNN Portuguese News Network

2012-10-29 12:46:04

MAIS ARTIGOS...
  Economia não petrolífera de Timor-Leste deverá crescer em 2014 e 2015
  Sociedade de Advogados de Portugal abre escritório em Timor-Leste
  Fabricante australiana de cimento inicia produção em Timor-Leste
  Timor-Leste: Governo aprova resolução de ajuda financeira a Portugal
  Timor-Leste: PR promulgou o Orçamento do Estado para 2014
  Timor-Leste: Merpati Airlines cancelou os voos de sábado devido à greve
  Timor-Leste: Orçamento de Estado aprovado por unanimidade no Parlamento
  Timor-Leste: Infraestruturas e redução da inflação na base do OE 2014
  Timor-Leste: Governo propõe OE para aprovação no Parlamento
  Timor-Leste cai cinco posições no ranking «Doing Business 2014»
  Japão reforça apoio à entrada de Timor-Leste na ASEAN
  Chefe da ONU para o Desenvolvimento de Timor-Leste fala sobre adesão à ASEAN
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais