Timor-Leste: Orçamento de Estado aprovado por unanimidade no Parlamento
Díli O Parlamento Nacional aprovou, esta sexta-feira, 24 de Janeiro, o Orçamento de Estado para 2014 no valor de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros).
Os partidos que integram coligação, o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), o Partido Democrático (PD) e a Frente Mudança, bem como o partido da oposição, FRETILIN, deram o seu apoio total ao orçamento.
A parcela que se destina aos salários tem o valor de 176,751 milhões de dólares (cerca de 129 milhões de euros). Aos serviços destinam-se 479,527 milhões de dólares (cerca de 350 milhões de euros), às transferências públicas 336,251 milhões de dólares (cerca de 246 milhões de euros), ao capital menor 52,122 milhões de dólares (cerca de 38 milhões de euros), e ao capital de desenvolvimento destinam-se 455,349 milhões de dólares (perto de 333 milhões de euros).
O Presidente do Parlamento Nacional, Vicente Guterres, mostrou-se orgulhoso da aprovação e espera que o mundo perceba agora a forma como decorre o processo democrático em Timor-Leste.
Vicente Guterres disse que o apoio total do Parlamento significa que todos os partidos têm um forte sentido de nacionalismo.
«Damos uma lição ao mundo, que isto é democracia», referiu o Presidente do Parlamento Nacional.
O deputado da FRETILIN, Francisco Branco, disse que é muito importante para todos os membros do Governo que saibam claramente qual é a sua responsabilidade, para que o Orçamento de Estado possa melhorar a vida das pessoas.
Francisco Branco apelou ainda ao Parlamento para que faça o seu trabalho de controlo, para que a implementação tenha sucesso.
O deputado do partido democrático, Adriano João, disse que o seu partido espera uma boa implementação por parte do Governo.
(c) PNN Portuguese News Network
2014-01-27 11:47:07
|