Timor-Leste acolhe conferência anual sobre o sector privado da CPLP e da China
Díli Timor-Leste está a acolher, a partir desta segunda-feira, 1 de Julho, a conferência anual sobre o sector privado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da China, com a duração de três dias, na qual estão a participar 170 empresários estrangeiros.
A IX Conferência, que teve início esta segunda-feira e irá prolongar-se até quarta-feira, 3 de Julho, foi organizada pela Secretaria de Estado timorense de Apoio ao Sector Privado. A maioria dos sectores privados participantes é oriunda da China.
A secretária de Estado de Apoio ao Sector Privado, Veneranda Lemos, disse esperar que os investidores dos países membros da CPLP e da China estabeleçam os seus negócios em Timor-Leste. Veneranda Lemos salientou que a China e Macau são mercados importantes para o desenvolvimento da CPLP.
«Esperamos que os empresários estrangeiros, especialmente os investidores, sintam que podem investir em Timor-Leste e estar associados aos empresários do nosso país», referiu a secretária de Estado de Apoio ao Sector Privado, no seu discurso de abertura da Conferência, no Centro de Convenções de Díli, este Domingo, 30 de Junho.
Veneranda Lemos disse que no primeiro dia da reunião vão ser discutidos programas de investimento. A governante revelou esperar que o sector privado do país tenha o apoio de outros membros da CPLP e da China, para adquirir investimentos conjuntos no futuro, e pretende que os empresários timorenses estabeleçam contacto com os investidores estrangeiros que estão a participar na reunião.
«A conferência vai servir para encorajar o nosso sector privado nacional a olhar para o futuro», referiu Veneranda Lemos.
Um dos empresários timorenses, Oscar Lima, disse concordar com a necessidade de apoio, por parte do sector privado internacional, nomeadamente da CPLP e da China, aos investidores nacionais.
«Como diz o Primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, o nosso sector privado ainda está fraco mas vamos olhar em frente para nos aproximarmos dos empresários internacionais e aprendermos com eles», referiu Oscar Lima.
Jorge Serano, Presidente do Comércio Nacional Timorense, disse que a conferência é positiva e importante para estabelecer um contacto mais regular entre os sectores privados de Timor-Leste, da CPLP, de Macau e da China.
O Chefe da delegação chinesa, Zhang Wei, disse que a conferência é positiva porque vai beneficiar os empresários do sector privado que participarem.
Um empresário chinês, Xhang, disse que através da conferência muitas dificuldades enfrentadas pelos sectores privados poderão ser resolvidas e a relação entre os sectores da CPLP e da China poderá sair fortalecida. O testemunho mostrou-se orgulhoso de ver a capacidade de Timor-Leste em acolher a conferência internacional em Díli.
O desenvolvimento de Timor-Leste é uma oportunidade para caminhar para a frente, uma vez que o país dispõe de muitos e variados recursos naturais, de um sistema político e uma sociedade estáveis, disse Xhang, acrescentando que os empresários da China vieram participar no evento em Díli porque têm boas relações com os empresários timorenses e que a China vai continuar a precisar de importar bens da CPLP.
Os investidores de Macau vão continuar a dar apoio económico e comercial aos outros membros da CPLP e da China. O Chefe da delegação empresarial de Macau, Chang Hexi, disse que a promoção dos sectores económico e comercial dos três mercados é importante.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-07-01 12:56:50
|