Presidente do Conselho de Ministros fala da adesão de Timor-Leste à ASEAN
Díli O país precisa de melhorar alguns sectores importantes antes de entrar a ASEAN, referir o Presidente do Conselho de Ministros, Agio Pereira.
O governante disse que o Executivo precisa de desenvolver as áreas da legislação, das infraestruturas, das pequenas empresas, dos media, da agricultura e pescas e das relações económicas externas.
O Conselho de Ministros teve uma reunião recentemente para fazer um estudo sobre o desenvolvimento destes sectores.
A análise envolveu o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério das Finanças, o Ministério da Justiça, da Educação, do Comércio, o Ministério da Indústria e do Meio Ambiente, da Agricultura e Pesca, o Ministério do Turismo, a Secretaria de Estado para a Política de Formação Profissional e a Secretaria de Estado de Apoio e Promoção do Setor Privado.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Pinto Constâncio, disse que é muito importante para Timor-Leste juntar-se à ASEAN e o seu país tem o forte compromisso de fazê-lo.
Pinto Constâncio referiu que o seu ministério vai convidar representantes de países-membros da ASEAN a visitarem Timor-Leste para analisarem a situação do país.
O ministro das Relações Exteriores de Singapura e o secretário-geral da ASEAN visitaram Timor-Leste em 2012 e registaram as melhorias no desenvolvimento do país.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-01-28 13:22:25
|