Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Política
Cooperação bilateral

Ministra australiana para o Desenvolvimento Internacional visita Timor-Leste

Díli – A ministra australiana para o Desenvolvimento Internacional, Melissa Parke, iniciou uma visita de três dias a Timor-Leste, para se encontrar com os ministros do Governo e para acompanhar, em primeira mão, os resultados positivos do Programa de Ajuda australiano.

A ministra Melissa Parke chegou à capital timorense esta segunda-feira, 5 de Agosto, para dar início à sua primeira visita a Timor-Leste e ao continente asiático, desde que assumiu a pasta do Desenvolvimento Internacional da Austrália.

Melissa Parke encontrou-se com o Presidente timorense Taur Matan Ruak e com outros ministros, para discutir os detalhes do Programa de Ajuda da Austrália, incluindo o novo acordo de parceria, recentemente assinado entre os dois países.

«Desde a independência, Timor-Leste fez progressos genuínos mas continua a ser um dos países mais pobres do mundo», referiu a governante, acrescentando que a «Austrália ajudou Timor-Leste a manter a sustentabilidade e a melhorar as vidas do povo timorense».

«Com o apoio da Austrália, as crianças de Timor-Leste correm menor risco de vida, a maioria das famílias rurais tem maior acesso à alimentação, um maior número de mulheres e crianças estão saudáveis e um menor número de cidadãos sofre de cegueira», salientou Melissa Parke.

Durante a visita, a ministra vai anunciar os Prémios Australianos 2014, que conferem aos estudantes timorenses a possibilidade de estudarem na Austrália.

Melissa Parke vai visitar um centro de reabilitação para mulheres vítimas de violência doméstica e outro para pessoas com deficiências físicas.

A deslocação da ministra australiana compreende ainda uma passagem pelo distrito de Liquica, para inspeccionar as actividades decorrentes da cooperação bilateral, nomeadamente um posto de saúde, o programa de saneamento e higiene e uma escola local.

A ministra para o Desenvolvimento Internacional vai encontrar-se com os membros da comunidade que estão a beneficiar do Programa australiano Sementes da Vida, que está a ajudar os agricultores a aumentarem a produtividade.

«Os australianos têm uma relação duradoura e carinho para com Timor-Leste, e apoiam fortemente os nossos esforços conjuntos para reduzir a pobreza» disse a governante.

Na passada semana, o ministro australiano do Emprego, Brendan O´Connor, disse que o Programa de trabalhadores sazonais irá permitir que as empresas de alojamento na indústria do Turismo da Austrália Ocidental contratem trabalhadores sazonais das oito nações do Pacífico e de Timor-Leste, em tempos de escassez de trabalho local.

Os candidatos timorenses terão uma maior oportunidade de obter trabalho sazonal na Austrália, no âmbito da expansão do programa de estágios do Governo australiano, anunciado esta sexta-feira, 2 de Agosto.


«Os provedores de acomodação vão beneficiar dos trabalhadores sazonais, que contratarão quando precisarem», referiu Brendan O´Connor à estação ABC, acrescentando que «os trabalhadores de alguns dos vizinhos mais próximos irão beneficiar da possibilidade de ganhar dinheiro para ajudarem as famílias e voltarem para casa».

No âmbito do programa alargado, os empregadores australianos com falta de trabalhadores não-qualificados poderão recrutar pessoal sazonalmente para os cafés, bares e cozinha, no sector do turismo e alojamento, por um período entre 14 semanas e seis meses.

Actualmente estão a decorrer ensaios em Broome, no Northern Territory, em Tropical Queensland, na Costa Whitsundays e em Kangaroo Island.

O ministro australiano do Turismo, Gary Gray, disse que a expansão do programa para a Austrália Ocidental é uma vitória para a indústria do turismo do Estado.

«Uma vitória para quem deseja visitar o Ocidente e desfrutar das experiências fantásticas de Turismo que temos, porque este programa irá garantir que as empresas de alojamento da Austrália Ocidental poderão oferecer os seus serviços da melhor maneira, na época alta», referiu Gary Gray.

Cerca de 1.500 trabalhadores sazonais foram recrutados pelos empregadores participantes desde o início do Programa Trabalhador Sazonal, em Julho de 2012. O programa inclui os sectores do alojamento australiano, aquicultura e sectores de cana-de-algodão, em regiões seleccionadas.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-08-05 13:12:25

MAIS ARTIGOS...
  Timor-Leste: Empresa de distribuição de alimentos tenta levar Polícia a tribunal
  ONG´s pedem explicações ao Governo de Timor-Leste
  Timor-Leste: Parlamento condena actuação do Governo sobre o caso dos imigrantes ilegais
  Austrália contesta política de asilo em Timor-Leste e na Indonésia
  Timor-Leste: Grupo parlamentar da FRETILIN exige suspensão de dois oficiais da polícia
  Timor-Leste: PR pede a colaboração da ex-Procuradora-geral da República
  Timor-Leste: Ministério da Saúde pretende regular o consumo de tabaco
  Timor-Leste: Ex-ministro da Saúde investigado pela Comissão Anti-Corrupção
  Timor-Leste: Projecto-lei para a Comunicação Social submetido ao Conselho de Ministros
  Timor-Leste: Primeiro-ministro discorda do concurso «Miss TL 2013»
  Timor-Leste: Advogados de Lúcia Lobato acusam colectivo de juízes
  Timor-Leste: José da Costa Ximenes nomeado Procurador-geral da República
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais