Links Úteis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Política
Implementação da Convenção Internacional

Timor-Leste: Ministério da Saúde pretende regular o consumo de tabaco

Díli – O Ministério da Saúde vai regular o uso de tabaco no país, para que a ratificação da Convenção Internacional, realizada pelo Governo, seja validada, de acordo com o ministro Sérgio Lobo.

Timor-Leste ratificou a Convenção Internacional do Tabaco a 27 de Fevereiro de 2005 mas, até então, o documento ainda não foi implementado.

Os empresários timorenses do sector do tabaco são livres de promover o seu produto através de anúncios publicitários, visíveis nos órgãos de comunicação social e nas ruas da capital, situação que tem captado a atenção do Governo.

O ministro da Saúde, Sérgio Lobo, disse que a sua instituição está a ponderar a lei relativa à promoção de tabaco no país.

Através dos Ministérios da Saúde, do Comércio e da Indústria, o Executivo está a debater formas de regular o consumo de tabaco em Timor-Leste. Neste sentido, Sérgio Lobo salientou a importância do aumento das taxas de venda de produtos tabágicos.

Estanislau da Silva, deputado da FRETILIN, mostrou-se insatisfeito com a demora por parte do Governo, em implementar a Convenção Internacional para controlo de tabaco, dizendo que o actual Executivo está a violar a lei internacional.

O deputado da FRETILIN disse ainda que o Governo deveria regular as transacções de tabaco no país, incluindo por parte dos consumidores.

Este sector tem sido muito importante para povo timorense ao longo dos tempos. Alguns cidadãos das zonas rurais vivem da produção de tabaco, plantado anualmente e vendido nos mercados.

O país também importa estes produtos do exterior, nomeadamente da Indonésia, Austrália, China e Coreia do Sul. A maioria dos anciãos das zonas rurais preferem o tabaco local mas os jovens optam pelas marcas importadas.

Jeferino dos Santos, um funcionário público timorense, disse que consome tabaco desde os 15 anos de idade mas ficaria satisfeito se o Governo controlasse o uso da substância, uma vez que o seu filho menor também já é fumador.

«Não é bom para a nossa saúde, por isso, o Governo devia fazer algo para reduzir o uso de tabaco no país», referiu Jeferino dos Santos.

(c) PNN Portuguese News Network

2013-05-16 13:46:14

MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau: Xanana Gusmão leva autoridades a assinarem Compromisso pela Paz
  Guiné-Bissau: Xanana Gusmão inaugura «Avenida de Timor-Leste» em Bissau
  Xanana Gusmão mostra-se revoltado com o nível de subdesenvolvimento da Guiné-Bissau
  Guiné-Bissau: Serifo Nhamadjo justifica motivo do golpe de Estado a Xanana Gusmão
  Guiné-Bissau: Xanana Gusmão recebido no Palácio da República
  Primeiro-ministro de Timor-Leste visita a Guiné-Bissau
  Timor-Leste: Empresa de distribuição de alimentos tenta levar Polícia a tribunal
  ONG´s pedem explicações ao Governo de Timor-Leste
  Ministra australiana para o Desenvolvimento Internacional visita Timor-Leste
  Timor-Leste: Parlamento condena actuação do Governo sobre o caso dos imigrantes ilegais
  Austrália contesta política de asilo em Timor-Leste e na Indonésia
  Timor-Leste: Grupo parlamentar da FRETILIN exige suspensão de dois oficiais da polícia
  •  

Comentários

Hospedagem de Sites Low Cost Luanda Digital Maputo Digital
Notícias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais