Timor-Leste recebe Conferência do g7+
Díli O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Constâncio da Conceição Pinto, considera que a conferência do g7+ na capital timorense vai aumentar a notoriedade do país a nível internacional, depois da partida da UNMIT, a 31 de Dezembro de 2012.
A conferência teve início esta terça-feira, 26 de Fevereiro, e irá decorrer até quinta-feira, 28 de Fevereiro. No encontro serão discutidas as formas como o g7+ irá acelerar o progresso rumo aos Objectivos Do Milénio (ODM), até 2015, bem como a identificação das vantagens e fraquezas dos ODM.
Na reunião serão também estabelecidos os esforços a realizar depois da meta de 2015, para o desenvolvimento dos objectivos, a construção do Estado, a governança, o desenvolvimento, a consolidação da Paz e a construção do Contrato Social, bem como o crescimento inclusivo e a criação de emprego.
Estão a participar nesta conferência o Primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e representantes de 45 países, nomeadamente o Presidente do Kiribati, Anote Tong, o Primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Gordon Darcy Lilo, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da República das Fiji, Ratu Inoke Kubuabola.
Os enviados especiais do Presidente da Indonésia, do Presidente da Libéria e do Primeiro-ministro do Reino Unido estão também presentes no encontro.
O grupo g7+ vai ainda realizar reuniões técnicas, a 1 e 2 de Março, com o fim de consolidar os planos para 2013 e desenvolver acções para o trabalho que se vai seguir.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação considerou que a presente conferência mostra que Timor-Leste tem paz e estabilidade. De acordo com Constâncio da Conceição Pinto, a União Europeia considerou que o seu Ministério tem o forte compromisso de ajudar o país no sector dos direitos humanos, na boa governação, na igualdade de género e na integração do Estado na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como na entrada para a ASEAN.
O Primeiro-ministro Xanana Gusmão recebeu de forma calorosa os representantes dos 45 países. O porta-voz do Governo, Ágio Pereira, disse que Timor-Leste tem orgulho em acolher esta conferência, com o apoio generoso do Instituto Pacífico de Políticas Públicas, da Comissão Económica e Social Para Ásia e Pacífico das Nações Unidas (ESCAP), da AusAID e do g7+.
«Nesta conferência estamos solidários com a nossa família do g7+ e com os nossos vizinhos do Pacífico, trabalhando juntos para garantir que os desafios e as vulnerabilidades dos nossos Estados são abordados na agenda do desenvolvimento pós-2015. Ao mesmo tempo, apresentamos muitos visitantes a Timor-Leste e fazemos um trabalho que nos ajuda a melhorar as nossas capacidades para termos lugar na ASEAN», referiu Ágio Pereira.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-02-26 13:53:34
|