Timor-Leste está a analisar a cooperação da Defesa australiana com as F-FDTL
Díli O Governo liderado por Xanana Gusmão mostrou-se orgulhoso da cooperação entre Timor-Leste e a Austrália, apesar de o programa necessitar ainda de mais discussão acerca do reforço, no futuro.
O ministro australiano da Defesa, Steven Smith, visitou Díli na semana passada, para reunir com Xanana Gusmão, no sentido de se discutir a cooperação das Forças de Defesa.
O secretário de Estado da Defesa timorense, Júlio Tomás Pinto, disse, em 2010, que a Austrália enviou um projecto de cooperação das Forças de Defesa para Timor-Leste mas o Governo de Xanana Gusmão não tinha tomado a decisão final no acordo.
Existem algumas questões a serem debatidas, que incluem as taxas e os membros das Forças de Defesa. O facto de a cooperação requerer ou não o pagamento de taxas, bem como o tipo de programas, deveriam estar incluídos no acordo.
Os membros da Defesa australiana deixaram Timor-Leste na passada quarta-feira, 3 de Abril. O ministro Steven Smith disse que a partida dos oficiais consiste num novo capítulo entre os dois países e agradeceu a ajuda do povo timorense às tropas australianas, enquanto estiveram em missão no país.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-04-10 17:38:50
|