IX Encontro de Empresários China - CPLP
A AIP-FCE, no âmbito do seu projecto de internacionalização, vai organizar uma missão empresarial a Jakarta, de 23 de Junho a 4 de Julho, com o apoio da Embaixada de Timor-Leste em Lisboa e com o apoio institucional do Centro de Negócios da AICEP em Jakarta.
A missão vai anteceder o IX Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e a CPLP. Timor-Leste será o anfitrião da IX edição do evento, que vai decorrer no Centro de Convenções de Díli, entre 1 e 3 de Julho.
O encontro, subordinado ao tema «O novo Paradigma de Investimento em Timor-Leste», centra-se nos objectivos estratégicos do Programa do V Governo, em articulação com o Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011-2030.
A iniciativa, que decorre anualmente, tem por objectivo estimular as relações comerciais entre empresas dos países participantes, através da identificação de novas formas de cooperação, oportunidades de investimento e promoção de parcerias, que contribuam para o desenvolvimento sócio-económico dos respectivos países.
Timor-Leste é uma oportunidade ainda desconhecida da grande maioria das empresas portuguesas. O país asiático espera que Portugal se afirme como um parceiro na construção do seu tecido empresarial, pelo que o espaço para as empresas nacionais, apesar da proximidade de economias dominantes como a Austrália e a Indonésia, persiste disponível e não plenamente aproveitado.
Timor-Leste constitui ainda uma plataforma privilegiada para os países da ASEAN, um dos mais dinâmicos blocos económicos emergentes. Com uma economia em desenvolvimento, os processos de reconstrução e capacitação institucional e infra-estrutural têm sido uma aposta do respectivo Governo.
A Indonésia, com uma população de 237 milhões de habitantes, é o maior mercado do sudeste asiático e o mais populoso país muçulmano do Mundo.
Com uma taxa média de crescimento na ordem dos 5,5% nos últimos cinco anos, a Indonésia transformou-se num país de médio rendimento. O consumo privado, que registou um aumento de 4,7% em 2011, representando, no quarto trimestre, cerca de 56% do PIB, continuará a desempenhar o papel de principal motor do crescimento, devendo, até 2016, expandir-se a uma média anual de 5,2%.
(c) PNN Portuguese News Network
2013-06-05 15:56:33
|