Valor do ouro regista novo recorde
Lisboa O valor do ouro registou, ontem, segunda-feira, um novo recorde, aproximando-se pela primeira vez dos 1900 dólares por onça, num contexto de preocupações sobre a economia mundial, as crises de dívida e as incertezas no mundo árabe.
O preço da onça do ouro (28,3 gramas) foi negociado a 1.894,80 dólares durante a manhã de segunda-feira no mercado de Londres, superando o recorde de sexta-feira (1.878,15 dólares). Pelas 20h50 (hora de Lisboa), o ouro valia 1897,90 dólares por onça, um valor sem precedentes.
«A fasquia psicológica importante de 1900 dólares deverá ser testada em breve, no actual clima económico. A incerteza e o nervosismo continuam elevados entre os investidores», que se viram para o ouro, um investimento refúgio por excelência, observam os analistas do Commerzbank.
Os mercados financeiros continuam agitados pela perspectiva de uma nova recessão económica nos Estados Unidos e na Europa, bem como pelos desenvolvimentos da crise de dívida no seio da Zona Euro.
Às incertezas sobre a economia mundial somam-se fortes tensões geopolíticas no mundo árabe, de acordo com os analistas do Commerzbank, que destacam que «os temores de contágio do conflito israelo-palestiniano na região» contribuem para subir os preços do ouro.
(c) PNN Portuguese News Network
2011-08-23 10:41:17
|